sábado, 20 de abril de 2024
25/08/2023 10:50

SCGÁS participa do VII Workshop de Petróleo SPE em Balneário Camboriú

Biometano e GNV para frota pesada foram abordados na programação do evento

No dia 23 de agosto, a Companhia de Gás de Santa Catarina esteve presente no VII Workshop de Petróleo SPE UDESC, em Balneário Camboriú. Fizeram parte da programação assuntos como o uso do Gás Natural Veicular (GNV) em caminhões e a potencial utilização de biometano como fonte energética em SC. Além da participação da SCGÁS nos debates, a concessionária também é apoiadora do evento, que é organizado por alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O engenheiro químico Antônio Rogério foi um dos palestrantes da SCGÁS no Workshop, abordando a temática “Biometano, desafios e oportunidades”. Há mais de 14 anos na Companhia, Antônio colabora com a Gerência Comercial Industrial e Veicular (GEINV), e representa a SCGÁS na – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen).

Nos últimos anos, a SCGÁS tem investido em parcerias e estudos para pesquisar o uso do biometano em Santa Catarina. Em outubro de 2022, a distribuidora abriu Chamada Pública para aquisição do biocombustível que é obtido a partir do biogás. Dentre os ganhos, está a diversificação do seu portfólio de supridores e a busca pelo estímulo à competitividade no suprimento de gás para os usuários.

Também presente na programação, o tema “Aplicação do Gás Natural Veicular em Veículos de Transporte de Cargas” foi exposto pelo engenheiro Ronaldo Lopes, que hoje atua na área Comercial do Segmento Veicular na SCGÁS, e é membro do Comitê do Gás Natural Veicular da Abegás.

O Gás Natural tem sido cada vez mais adotado em veículos pesados, proporcionando uma alternativa de transição para uma matriz energética limpa. Com o objetivo de ampliar ainda mais a oferta do insumo, a Companhia está fomentando o desenvolvimento dos chamados “corredores azuis”, ou seja, a implantação de postos que permitem o abastecimento de GNV em alta vazão em locais planejados, de forma a melhor atender a frota pesada nacional.

Sobre o evento

O VII Workshop de Petróleo SPE UDESC é um espaço para apresentar tendências de mercado, discutir o avanço e o desenvolvimento de novas tecnologias. Voltado para acadêmicos, profissionais do setor de petróleo e gás e de outras áreas da Engenharia, o evento conta com uma programação de diversas palestras e minicursos até o dia 25 de agosto. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt