sábado, 20 de abril de 2024
28/08/2023 17:09

Inaugurada revitalização do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Imbituba


O Terminal de Granéis Líquidos (TGL) do Porto de Imbituba entrou em uma nova fase nesta quinta-feira (24). Foi inaugurada a nova estrutura do local, um investimento de cerca de 15 milhões de reais realizado pela arrendatária Fertisanta.

O investimento estava previsto no arrendamento assinado em 2022, após leilão da área para um contrato de 10 anos. A empresa revitalizou toda a estrutura e recuperou totalmente dois dos três tanques de armazenamento existentes no local, construindo novos tanques e mais do que dobrando a capacidade de atendimento de cargas do tipo granel líquido. Até então, o terminal operava com apenas um dos tanques. Hoje, o TGL tem operação de produtos como soda cáustica e óleo de girassol.

Representando o governador de Santa Catarina, o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, parabenizou a administração do Porto de Imbituba e os investidores do TGL. “Nós sabemos o quão importante é essa conquista para a cidade e para Santa Catarina, afinal, amplia o portfólio de cargas do Porto e é um segmento muito importante, pois atende a indústria catarinense”, destacou Martins, que complementou: “Nós sabemos que as indústrias e o estado ficam muito mais fortes quando a logística é eficiente, e todos esses investimentos que estão acontecendo em Imbituba certamente contribuirão positivamente para que Santa Catarina continue sendo um Estado de ponta”.

O TGL tem uma área de aproximadamente 7.500 m² e conta, além dos três tanques, com 806 metros de dutos de alimentação, permitindo o transporte da carga diretamente do navio para o terminal. Também possui equipamento para carregamento de veículos de transporte rodoviário.

“Essa entrega chega para qualificar ainda mais as operações no Porto de Imbituba, quem já vêm em uma linha de crescimento, trazendo maior eficiência para o uso da estrutura portuária e permitindo o desenvolvimento regional com mais produtividade, emprego e renda”, salientou o diretor de Assuntos Regulatórios e Jurídicos da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes, que representou a diretoria executiva da Autoridade Portuária na cerimônia.

Philippe Huybrechs, CEO da Manuchar, principal acionista da Fertisanta, destacou a história da empresa belga em Imbituba e as oportunidades que o porto e a cidade catarinense trouxeram para a companhia. “Para poder servir os exportadores e importadores você tem que ter ferramentas, de preferência, dentro do Porto, e é um grande orgulho poder inaugurar hoje esse terminal, pois era a peça que precisava ser completada para oferecermos o serviço completo logístico”, afirmou Huybrechs.

O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito municipal, Rosenvaldo Júnior, e o presidente do Conselho de Administração do Porto, Alexandre Amim Salum Jr., clientes e fornecedores da arrendatária, além de integrantes da comunidade portuária de Imbituba.

 

Foto capa: Ícaro Braga




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt