quinta, 18 de abril de 2024
25/09/2023 18:14

Itajaí, em Santa Catarina é o polo escolhido pelos holandeses para investimentos; Holanda já detém 40,5% da fatia investidora europeia no Brasil

O investimento externo no Brasil chegou a US$ 90 bilhões em 2022 e a US$ 31,6 bilhões somente no 1º semestre deste ano. Os dados alertam empresas interessadas em aterrissar em solo brasileiro e Santa Catarina se destaca com 51 empresas em ranking das 1000 maiores companhias do país

 Investidores estrangeiros praticamente dobraram o aporte no setor produtivo brasileiro no ano passado. Segundo o Banco Central (BC), o saldo dos Investimentos Diretos no País (IDP) foi de US$ 90,6 bilhões em 2022, volume 95% superior ao apurado em 2021 (US$ 46,4 bilhões), alcançando o maior volume dos últimos 10 anos.
Segundo o critério de investidor imediato, a Europa permanece como a região que detém o maior estoque de IDP no Brasil, com 62,9% do total de US$901,4 bilhões. De todo o continente europeu, a Holanda lidera o ranking com 40,5% de todo o investimento, o equivalente a US$ 229,76 bilhões.
Tendo em vista esse crescimento, Santa Catarina ampliou a presença de companhias listadas no ranking Valor 1000 de Maiores Empresas do Brasil. Em 2021, a publicação relacionou 51 negócios catarinenses, número superior à edição de 2020, quando havia 46. Na edição deste ano, oito empresas do estado ingressaram no levantamento e outras 24 tiveram uma melhora de posição na comparação com o ano anterior. 
"Todo investidor procura solo fértil e oportunidades. O Brasil é um desses locais: um mercado ainda pouco explorado e que merece um olhar minucioso. Decidir trazer um negócio para cá, principalmente para a região sul do país, foi apostar no desenvolvimento e no crescimento da empresa a curto, médio e longo prazo," afirma Eduardo Delage, um dos sócios-fundadores responsáveis por trazer a empresa holandesa ao Brasil há 3 anos, marca mundialmente conhecida por Bluem, especializada em produtos orais care.
A Bluem, há 10 anos no mercado internacional e presente em mais de 50 países, chegou ao Brasil diante do mercado consumidor em alta, injetando aproximadamente US$5 milhões em apenas 3 anos. Inicialmente começou a exportar os produtos e a distribuir no país, porém a logística não era positiva. 
O local escolhido como sede da empresa foi Itajaí,um município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, distante 94 km da capital catarinense, Florianópolis. 
Em 2020, com a estrutura física em solo catarinense, todos os produtos deixaram de vir da Holanda e passaram a ser totalmente nacionais. "A empresa levou em conta os dados atrativos de mercado e apostou todas as fichas em um novo território. Desde 2020 já foram mais de US$ 5 milhões investidos nacionalmente e nossa expectativa é dobrar o aporte nos próximos 5 anos", assegura Delage, que comemora o faturamento mensal médio de R$ 2 milhões.
A empresa holandesa, somente no ano de 2023, já firmou parceria com 3 empresas conceituadas no Brasil, entre elas, a Clínica Viotto, a Orthopride e a Oral Unic - redes do segmento odontológico - confirmando o crescimento e o aumento dos investimentos em curto prazo. "Em volume geral, o setor odontológico brasileiro é o sétimo mais atrativo do mundo e a evolução desta área também nos impulsionou e nos trouxe até aqui. Estamos confiantes em nossos projetos e certos de uma ótima escolha", finaliza Eduardo. 
 
 
Sobre a Bluem
Eduardo Delage é um dos sócios-fundadores responsáveis por trazer a Bluem ao Brasil.
William Oliveira, Diretor de Novos Negócios da Bluem Brasil, responsável pelas " key account", novas parcerias com grandes clientes.
A marca foi fundada em 2010, na Holanda, e hoje está presente em mais de 50 países, e desde 2015, no Brasil. Em 2020, a empresa abriu fábrica própria nacional.
Creme dental, gel, espuma e enxaguatório bucal apresentam fórmula exclusiva baseada em oxigênio ativo e lactoferrina indicada para uso no pré, durante e pós cirurgias, e no uso diário para a melhora da saúde bucal.
A linha de produtos Bluem, ganhou pelo quinto ano consecutivo na Holanda, o prêmio BEST PRODUCT OF THE YEAR, sendo os principais produtos vencedores da categoria, do prêmio anual, o Creme oral com três prêmios 2017 -2021 e 2022, Enxaguatório bucal 2018 e a Espuma oral em 2020.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt