quinta, 18 de abril de 2024
31/10/2023 16:56

Paraguai é o próximo destino do projeto SC-Export

Univali e Governo do Estado vão acompanhar 18 empresas em missão internacional

O Paraguai é o próximo destino do SC-Export, projeto que visa impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Governo do Estado de Santa Catarina, parceiros na execução do projeto, irão acompanhar 18 empresas do setor de alimentos, máquinas e equipamentos na missão internacional que inicia nesta terça-feira, 31. 
 
A programação da missão empresarial prevê visitas ao Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, Instituto Nacional de Tecnologia, Normalização e Metrologia, Ministério da Indústria e Comércio, além de reuniões técnicas e encontros com possíveis compradores paraguaios.  
 
Na Univali o projeto é conduzido pela equipe do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), desenvolvido pela Escola de Negócios, Educação e Comunicação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O programa visa qualificar gratuitamente empresas para que conheçam todas as variáveis do processo de exportação. Atualmente, 225 estão em atendimento na Universidade. 
 
“A primeira missão empresarial do SC-Export para o Chile na semana passada foi um sucesso. Conseguimos fazer 150 reuniões simultaneamente para 24 empresas com 35 compradores chilenos. O objetivo era estreitar laços entre os dois mercados, entretanto duas empresas já voltaram do Chile com negociações concluídas e pedidos fechados. Estamos com excelentes expectativas para a missão no Paraguai e muito felizes de poder usar a expertise que já temos na Univali com o Peiex para auxiliar os empresários a prospectar compradores internacionais e aumentar a exportação de micro e pequenas empresas catarinenses”, destaca a coordenadora do Peiex, professora Giselda Cherem.
 
A comitiva da missão para o Paraguai terá representantes da Univali, da Secretaria de Articulação Internacional de Santa Catarina (SAI), da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e de empresas dos municípios de Joinville, Penha, Itajaí, Barra Velha, Navegantes, Jaraguá do Sul, Ouro, Iporã do Oeste, Nova Veneza, São Miguel do Oeste, Blumenau, Schroeder, Balneário Camboriú, Corupá e Rio Negrinho. 
 
A Secretaria de Articulação Internacional atua no processo e apoio, não só da instalação de grandes empresas no Estado, mas também ao pequeno e microempreendedor. “Esse projeto concretiza uma inovação em política pública para que se alavanque o número de exportadores catarinenses, uma importante bandeira do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm. Pela primeira vez durante o SC-Export, esses empreendedores estão tendo a oportunidade de expandir seus negócios com este projeto, que é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da SAI e da SICOS, Univali e Portonave. Tivemos enorme sucesso na missão ao Chile e agora será a vez desses empreendedores mostrarem seus produtos, com qualidade internacional, para fechar ainda mais negócios”, afirmou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.
 
Conforme a gerente de microempreendedor individual da Sicos, Laryssa Schmitz, o Brasil já possui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, legislação que permite um regime diferenciado para simplificar a exportação. “Ainda assim, há um desafio enorme a ser vencido, pois muitas empresas não possuem conhecimento dessa possibilidade, além de não terem um planejamento estratégico. O SC-Export nasce justamente para ampliar os horizontes das empresas com interesse em exportação”. 
 
O SC-Export tem o patrocínio da Portonave e conta com o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Universidade de Blumenau (Furb). 

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt