sexta, 01 de novembro de 2024
20/09/2024 10:11

FIESC traz debate sobre o caminho para a inovação energética na feira Eletrometalmecânica 2024


“A quinta transição energética” foi tema do primeiro dia do Congresso Técnico realizado em Chapecó na programação da Eletrometalmecânica 2024, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro. A feira ocorre no Parque de Exposições Valmor Lunardi, com promoção do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), apoio da Federação da Indústrias de Santa Catarina (FIESC), SENAI e SESI.


A primeira palestra da Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica atraiu mais de 120 pessoas e foi apresentada pelo diretor industrial da WEG Digital e Sistemas & eMobility, Valter Luiz Knihs, que atua há 38 anos na empresa. 


Knihs frisou principalmente a relevância da energia renovável e apontou que a WEG possui parques fabris em 17 países de quatro continentes. “Buscamos sempre um crescimento continuo e sustentável em relação a geração de energia renovável.” Acrescentou que a fonte mais barata de energia atualmente consiste na fotovoltaica, por meio da geração solar. 
Em sua palestra, o diretor e engenheiro afirmou que o consumo de energia aumentará 50% até 2050, com 95% desse crescimento voltado para fontes renováveis. Segundo ele, a demanda por eletricidade global deve triplicar até 2050, e o nível do mar pode subir 2,5 metros até 2100, ameaçando mais de 600 cidades no planeta.


Após a WEG consolidar a atuação na fabricação de motores elétricos, a empresa agora participa da quinta transição energética, focada em energias renováveis. "Pequenas ações e trabalho em equipe podem melhorar o meio ambiente", salientou Knihs, prevendo um aumento na busca por energia consciente.


FIESC PRESENTE NA FEIRA
O vice-presidente da FIESC no Oeste, Waldemar Antônio Schmitz, enfatizou que o objetivo da entidade é colaborar com ações que favoreçam o desenvolvimento da indústria. 
“O que o SENAI, o SESI e FIESC trouxeram para esta edição da feira, após seis anos de pausa, superou expectativas em termos de diálogos e conversas com o público. Estamos participando da Feira Eletrometalmecânica 2024 com soluções que atendem diretamente às necessidades da indústria, mas também do setor automotivo, com os produtos que oferecemos em Chapecó”, destacou o supervisor de educação profissional, Ivan Cassol. 


Para o presidente do Simec, Carlos Martinelli, o SENAI, o SESI e a FIESC são fundamentais para suprir a demanda por profissionais, a parceria com o sindicato facilita a criação de qualificações adaptadas às necessidades de cada setor, com a possibilidade de treinamentos presenciais e a distância (EAD).
*MB Comunicação com informações da Extra Comunica  

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt