quarta, 17 de outubro de 2018


Gerenciamento de crises

Por Gregory Petter dos Santos
Entende-se como crise o evento com resultados negativos, que ameaçam severamente a saúde financeira, a marca e a reputação ou relacionamentos com a equipe de funcionários, clientes ou fornecedores. Deste modo o ato de gerenciamento de crises torna-se imprescindível e vital para a administração de qualquer organização, pois reduz ou ameniza os impactos de curto, médio e longo prazo causados principalmente à marca, reputação e ao market share da empresa.

Balanced ScoreCard (BSC)

Por Gregory Petter dos Santos
O Balanced ScoreCard (BSC) é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho, que consiste em um instrumento de planejamento e gestão de empresas, originalmente desenvolvido em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, de Harvard. Na atualidade o mesmo é considerado um sucesso pelo fato de ser aplicável não apenas a empresas, mas a qualquer tipo de organismo social. A sua forma única de estruturar objetivos e medir performances fizeram-no ser adotado pela maioria das empresas de porte mundial, além de milhares de organizações de porte médio, líderes em seus mercados não somente no Brasil, como em todo o mundo.

O planejamento estratégico

Por Gregory Petter dos Santos
Desde os primórdios tempos da humanidade os seres humanos realizam projetos e planos no sentido de buscar estratégias de sobrevivência, ou seja, formas de se preparar e se garantir para o futuro. Primeiramente os projetos estavam ligados à necessidade de organização, visando única e exclusivamente à sobrevivência. O planejamento era realizado com o propósito de conseguir alimentos, vestuário e moradia. Já com o surgimento das organizações sociais, empresariais ou públicas, o planejamento é estabelecido com vistas a organizar meios para o crescimento, desenvolvimento e mesmo para a sobrevivência às diversas oportunidades e ameaças do meio ambiente.

Logística Reversa – Reversa Logística

Por Gregory Petter dos Santos
Nos últimos anos, a Logística Empresarial vem sofrendo uma constante evolução, sendo considerado um dos principais elementos na elaboração do planejamento estratégico, e muitas vezes responsável por enorme geração de vantagem competitiva às empresas. A partir dos anos 90 com a constante preocupação sobre a utilização dos recursos naturais, assim como o acúmulo de produtos industrializados nos grandes centros. As grandes empresas passaram a ser as culpadas pela sociedade por este problema. As grandes organizações passaram a ter uma nova preocupação; como seria possível encontrar a resolução para esta situação sem gerar aumento de custos e despesas. Com o advento deste cenário surgiu o conceito de Logística Reversa.

Ética Empresarial - parte 2

Por Gregory Petter dos Santos
Dando continuidade ao tema do mês passado que é bem extenso e causa de muita discussão não poderia deixar de citar os 10 mandamentos das empresas socialmente responsáveis que por muitos não são respeitados.

Ética empresarial: A sua empresa tem?

Por Gregory Petter dos Santos
Nunca se falou tanto como hoje em dia sobre ética, isto tudo devido aos freqüentes escândalos e de muitas queixas na sociedade, na política, nas indústrias e em todos os segmentos que de alguma forma envolvem ganho financeiro ou até mesmo de status.

Como ser desejado pelas empresas

Por Gregory Petter dos Santos
Durante o último século as organizações sofreram muitas transformações que afetaram diretamente o perfil do trabalhador.

Desmistificando o Marketing de Relacionamento

Por Gregory Petter dos Santos
As novas tendências mercadológicas exigem constantemente novas faces dos negócios. Entre várias, uma das mais comentadas e utilizadas ramificações do marketing atual é o aspecto do relacionamento, ou em termos técnicos, o chamado CRM – Customer Relationship Management, um conjunto de oportunidades estratégicas, no qual o consumidor torna-se o centro de toda atenção da organização em tempo integral, criando uma relação forte entre empresa e cliente. Neste contexto a marca tem o papel de transmitir as qualidades intangíveis da corporação, as que realmente conquistam a lealdade do seu público.

Os portos e seus impactos em âmbito nacional e regional

Por Gregory Petter dos Santos
A utilização dos portos brasileiros é para a economia nacional um dos mais relevantes meios de transporte de bens e pessoas, tornando-se essencial ao desenvolvimento e propiciando a identificação e mensuração dos impactos qualitativos de natureza econômica, social e ambiental.
Autor:

Gregory Petter dos Santos

O autor é analista Logístico da Perdigão S/A e conta com a experiência de vários setores da cadeia de suprimentos.

Colunistas

Caio César Ferrari Santângelo
Carlos Augusto Silveira
Cláudio Gustavo Daudt
Eclésio Silva
Fernando Padilha
Gregory Petter dos Santos
Joana Stelzer
Manoel Antonio dos Santos
Osvaldo Agripino de Castro Jr.
Carlos Fernando Priess
Rafael Melo
Roberto Roche
Roberto Veiga
Romeu Zarske de Mello
Odilon Fehlauer
Outros
Alexandre Gonçalves da Rocha
Celso Amorin
Bruno Tussi
Milton Lourenço
Dalva Santana
Antonio Corrêa de Lacerda
Kennedy Alencar
Roberto Rodrigues
Marcos Cintra
José Manuel Meireles
Sandro Tavares
Renan Schaefer Andrade
Ira Sobreira
José Zeferino Pedrozo
Bruno Queija
Pedra Santana Alves
Emerson Luiz Andrade
Rodrigo da Rocha Loures
Luiz Carlos Mendonça de Barros
Rogério Mori
Sebas van den Ende
Lilian Taborda
Simone Costa
Dalmir Sant’Anna
Edneia Pinto Moura
Ricardo Irineu da Silva
Paulo Araújo
Prof. Menegatti
Luiz Carlos da Silva Flores
Paulo Felicioni
Carlos Olla
Fabrício Fassina
Mauro Kahn & Pedro Nóbrega
Simone Ferreira
Rafael Silvério
Luiz Carlos Furtado Neves
Maysa Cristina Fischer
Moysés Borges Furtado Neto
Márcio de Freitas
Robson Zanetti
Marcelo Salmaso
Wagner Campos
Soeli de Oliveira
Marcos Antonio Ribeiro Andrade
Rafaela Moreira
Miguel Nozar
Edson De Paula
Rudson Borges
Tom Coelho
Sonia Jordão
Marizete Furbino
Marcelo Braga
Saul Brandalise Júnior
Helio Rebello
Mauro Lourenço Dias
Moris Kohl
Marcus Eduardo de Oliveira
Luiz Henrique da Silveira
Luiz Carlos Pauli
Marcos Luthero
Marcos Luthero
Manteli Wilen
Derly Massaud de Anunciação
Janaina Paes de Farias
Denilson Roberto Kasteller
Mariana Brizotto
Mário Lanznaster
Marcelo Murin
Orlando Oda
Vagner Miranda
Dane Avanzi
Marcos Morita
Daniel Gobbi Costa
Cassio Vieceli
Leonardo Flock
Renan Rossi Diez
Adelto Gonçalves
Marcos Antonio Zordan
© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt