Gerenciamento de crises
Por Gregory Petter dos Santos
Entende-se como crise o evento com resultados negativos, que ameaçam severamente a saúde financeira, a marca e a reputação ou relacionamentos com a equipe de funcionários, clientes ou fornecedores. Deste modo o ato de gerenciamento de crises torna-se imprescindível e vital para a administração de qualquer organização, pois reduz ou ameniza os impactos de curto, médio e longo prazo causados principalmente à marca, reputação e ao market share da empresa.
Balanced ScoreCard (BSC)
Por Gregory Petter dos Santos
O Balanced ScoreCard (BSC) é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho, que consiste em um instrumento de planejamento e gestão de empresas, originalmente desenvolvido em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, de Harvard. Na atualidade o mesmo é considerado um sucesso pelo fato de ser aplicável não apenas a empresas, mas a qualquer tipo de organismo social. A sua forma única de estruturar objetivos e medir performances fizeram-no ser adotado pela maioria das empresas de porte mundial, além de milhares de organizações de porte médio, líderes em seus mercados não somente no Brasil, como em todo o mundo.
O planejamento estratégico
Por Gregory Petter dos Santos
Desde os primórdios tempos da humanidade os seres humanos realizam projetos e planos no sentido de buscar estratégias de sobrevivência, ou seja, formas de se preparar e se garantir para o futuro. Primeiramente os projetos estavam ligados à necessidade de organização, visando única e exclusivamente à sobrevivência. O planejamento era realizado com o propósito de conseguir alimentos, vestuário e moradia. Já com o surgimento das organizações sociais, empresariais ou públicas, o planejamento é estabelecido com vistas a organizar meios para o crescimento, desenvolvimento e mesmo para a sobrevivência às diversas oportunidades e ameaças do meio ambiente.
Logística Reversa – Reversa Logística
Por Gregory Petter dos Santos
Nos últimos anos, a Logística Empresarial vem sofrendo uma constante evolução, sendo considerado um dos principais elementos na elaboração do planejamento estratégico, e muitas vezes responsável por enorme geração de vantagem competitiva às empresas. A partir dos anos 90 com a constante preocupação sobre a utilização dos recursos naturais, assim como o acúmulo de produtos industrializados nos grandes centros. As grandes empresas passaram a ser as culpadas pela sociedade por este problema. As grandes organizações passaram a ter uma nova preocupação; como seria possível encontrar a resolução para esta situação sem gerar aumento de custos e despesas. Com o advento deste cenário surgiu o conceito de Logística Reversa.
Ética Empresarial - parte 2
Por Gregory Petter dos Santos
Dando continuidade ao tema do mês passado que é bem extenso e causa de muita discussão não poderia deixar de citar os 10 mandamentos das empresas socialmente responsáveis que por muitos não são respeitados.
Ética empresarial: A sua empresa tem?
Por Gregory Petter dos Santos
Nunca se falou tanto como hoje em dia sobre ética, isto tudo devido aos freqüentes escândalos e de muitas queixas na sociedade, na política, nas indústrias e em todos os segmentos que de alguma forma envolvem ganho financeiro ou até mesmo de status.
Como ser desejado pelas empresas
Por Gregory Petter dos Santos
Durante o último século as organizações sofreram muitas transformações que afetaram diretamente o perfil do trabalhador.
Desmistificando o Marketing de Relacionamento
Por Gregory Petter dos Santos
As novas tendências mercadológicas exigem constantemente novas faces dos negócios. Entre várias, uma das mais comentadas e utilizadas ramificações do marketing atual é o aspecto do relacionamento, ou em termos técnicos, o chamado CRM – Customer Relationship Management, um conjunto de oportunidades estratégicas, no qual o consumidor torna-se o centro de toda atenção da organização em tempo integral, criando uma relação forte entre empresa e cliente. Neste contexto a marca tem o papel de transmitir as qualidades intangíveis da corporação, as que realmente conquistam a lealdade do seu público.
Os portos e seus impactos em âmbito nacional e regional
Por Gregory Petter dos Santos
A utilização dos portos brasileiros é para a economia nacional um dos mais relevantes meios de transporte de bens e pessoas, tornando-se essencial ao desenvolvimento e propiciando a identificação e mensuração dos impactos qualitativos de natureza econômica, social e ambiental.