sexta, 11 de outubro de 2024


Liderança empreendedora

Por Soeli de Oliveira
É inegável a influência dos líderes na transformação da sociedade, mas poucos indivíduos colocados na posição de coordenadores de grupos estão motivados e preparados para desempenhar uma liderança empreendedora e transformadora, capaz de mobilizar os liderados para as mudanças necessárias na empresa ou na comunidade, com foco em resultados.

Como fazer do atendimento o seu diferencial

Por Soeli de Oliveira
Atender bem é simples, mas não é fácil. Uma coisa é o que o empresário diz que é ou quer que sua empresa seja, outra coisa bem diferente, é o que os clientes percebem em cada um dos momentos da verdade em contato com ela. Leia as dicas a seguir e avalie se sua equipe de atendimento esta afinada.

Como ser poderoso nas negociações

Por Soeli de Oliveira
Ser proativo significa perceber as necessidades e tendências do mercado, se antecipar no tempo e agir de forma a influenciar os acontecimentos. É viver o presente projetando-se no futuro, sem ficar acorrentado às fórmulas que deram certo no passado, por mais brilhantes que possam ter sido.

O Que Tira o Sono dos Varejistas

Por Soeli de Oliveira
Na definição do Dicionário Aurélio, atendimento é o ato ou efeito de atender, a maneira como habitualmente são atendidos os usuários de determinado serviço. Mas, será que na sua empresa os clientes estão sendo atendidos da forma que eles gostariam de ser atendidos?

Elementos da boa comunicação

Por Soeli de Oliveira
A habilidade de se comunicar é a principal ferramenta dos profissionais de vendas. Ouvir, perguntar e a linguagem corporal são os três meios de comunicação mais usados nas negociações.

Estratégias de negociação

Por Soeli de Oliveira
As negociações entre empresas visam obter recursos e vantagens que permitam a empresa manter-se competitiva no mercado em que atua.

Desenvolvendo a autoconfiança

Por Soeli de Oliveira
Tudo é criado na mente antes de se tornar realidade física. O sucesso ou fracasso é precedido por vitorias ou derrotas no campo da mente. Milhares de pessoas recorrem aos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e até pós-doutorado, em busca de conhecimento técnico, na ânsia de alcançar o sucesso na carreira e na vida. Porém, apesar dos esforços, muitas acabam derrotadas pelas suas atitudes. E, quais são estas atitudes que levam tantas pessoas para o endereço errado? Podemos destacar como mais evidentes, a falta de autoconfiança, a falta de disciplina, a ausência de iniciativa, a inexistência de foco, o pessimismo e o hábito infantil de procurar culpados e o de se queixar de tudo e de todos. Lembre-se que as pessoas que vivem reclamando, condenando e se queixando se tornam “imãs de coisas ruins.”

A criatividade como fator de riqueza

Por Soeli de Oliveira
Ser criativo é um processo inerente aos seres humanos, que nos acompanha do nascimento à morte, pois criatividade nada mais é do que a capacidade de gerar novas ideias. Sem a capacidade de resolver os problemas que ameaçam a sobrevivência, a espécie humana teria sido instinta da face da terra, como foram os dinossauros. Conforme destacou muito bem De Simone “as empresas devem se comportar como qualquer outro organismo vivo, adaptando-se constantemente às mudanças. Essa é a única maneira de sobreviver e ter sucesso”.

Como ser um vendedor de sucesso

Por Soeli de Oliveira
A negociação está presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas. Negociamos com nossos filhos, cônjuges e amigos no dia-a-dia, muitas vezes sem percebermos. O sucesso em vendas está diretamente ligado à capacidade de negociar.

O que é e como fazer merchandising

Por Soeli de Oliveira
O varejo como um todo tende à comoditização. Quanto mais massificados os mercados, maior é a similaridade entre as ações mercadológicas das empresas. Produtos e serviços, incluindo os pontos de venda e até o atendimento, estão cada vez mais parecidos. Para fugir da comoditização, se faz necessário criar diferenciais, aumentando a capacidade de atração e oferecendo uma série de valores agregados, de forma que os clientes se disponham a pagar mais pelos mesmos produtos ofertados por diversos concorrentes. Em decorrência disso é cada vez mais importante saber trabalhar as técnicas de merchandising, pois o ponto de venda é o ponto de cruzamento de toda a relação que estabelecemos com os consumidores.

Os segredos do bom atendimento

Por Soeli de Oliveira
O papel do atendente é cada vez mais importante nos processos de venda. Para as empresas que não investem em atendimento qualificado, resta a competição por preço e prazo. Quando uma empresa atende melhor, começa a criar diferenciais associados à prestação de serviços que os clientes valorizam e se dispõem a pagar mais para usufruírem.

O seu futuro cria o seu presente

Por Soeli de Oliveira
A vida é cheia de fluxos e refluxos. Não é à toa que nós nascemos chorando! Aqui é o planeta terra, não é o paraíso. Altos e baixos fazem parte da vida. Temos momentos felizes e momentos não tão felizes. É como as ondas do mar – há momentos em que nos sentimos eufóricos e até empoderados e momentos que não nos sentimos muito bem e até impotentes. Mas para quem sabe o que quer e para onde vai, o sol está sempre brilhando acima das nuvens.

O sucesso começa dentro de você

Por Soeli de Oliveira
Sucesso é conseguir aquilo que você quer. Felicidade é querer o que você conseguiu. Para ser feliz, você não precisa estabelecer condições. Você pode passar a ser feliz agora, basta querer o que você já tem. Já para ter sucesso, são necessárias três condições básicas: o querer, o saber e as oportunidades. Ficar sentado no banco da estação da vida como espectador não garante um lugar no time do sucesso. É sabido que se você fizer o que sempre fez, só irá conseguir aquilo que sempre conseguiu.

O mundo exterior é reflexo do mundo interior

Por Soeli de Oliveira
O nosso desempenho pessoal e profissional nunca será maior do que a nossa autoestima e nossa autoimagem. Autoimagem é o modo como nos vemos. Já autoestima, é o modo como nos sentimos. Mas, como podemos melhorá-las? Por não conhecermos como o cérebro funciona, com frequência temos que lidar no dia-a-dia com pessoas difíceis, que ao invés de resolverem seus modos negativos de ver a vida e as outras pessoas, fazem compensações comportamentais, que segundo o renomado Dr. Alfred Adler levam a deformações.

Estratégias de marketing e vendas

Por Soeli de Oliveira
Se a sua empresa está fazendo um bom produto ou prestando um excelente serviço e acha que não está vendendo como deveria, sabe o que está faltando para vender mais e melhor? Faltam estratégias eficazes de marketing e vendas, pois vender é mais uma questão de estratégias do que de técnicas.

Como transformar sonhos em realidade

Por Soeli de Oliveira
Uma das grandes diferenças entre os seres humanos e os animais é que nascemos com capacidades muito além do que precisamos para sobreviver. Somos todos superdotados, porém, nossas capacidades cerebrais são subutilizadas muitas vezes. O seu inconsciente não é nenhum bobo. Se você sonhou com algo, é porque já tem o poder de realizar este sonho. A propósito, você está satisfeito com o que está conseguindo? Já aprendeu a transformar os seus sonhos em realidade? A diferença entre sonho e desejo é que desejos têm o poder de mobilizar o inconsciente e gerar ação. Se o seu subconsciente estiver impregnado por um forte desejo, saia da frente, porque ele vai fazer acontecer.

O administrador malabarista

Por Soeli de Oliveira
Vai longe o tempo em que o estudante que tirava o primeiro lugar na escola ganhava um “santinho”. Época em que o conselho era para se entrar e ficar até se aposentar na mesma empresa. Tempos em que o orgulho era dizer “meu nome é trabalho e meu sobrenome é dedicação”. Hoje, o master conselho é manter o sábio equilíbrio entre todas as esferas da vida – trabalho, lazer, família e vida social – cuidando ao mesmo tempo dos relacionamentos e da melhoria contínua através do aprendizado vitalício, que leva o nome de empregabilidade.

A arte de agregar valor

Por Soeli de Oliveira
Aprimorar o banco de dados do poderoso computador da nossa mente é o dever de cada um. Sabemos que todos têm inteligência, mas nem todos têm vontade. Para aguçar a sede de saber, temos que ter consciência de nossa ignorância pessoal, isto é, saber que não sabemos. Enquanto formos ignorantes inconscientes seremos “cheios de nós”, achando que sabemos tudo, quando na verdade muito pouco ou nada sabemos.

A roda da abundância

Por Soeli de Oliveira
O universo é potencialmente abundante. Para ter mais é preciso saber colocar a roda da abundância em movimento. A habilidade de uma pessoa para gerar riqueza e plenitude é proporcional à força com a qual ela faz a roda da abundância girar na sua vida. A roda da abundância trata da conjugação de quatro importantes verbos: DECLARAR, SOLICITAR, ARRISCAR e AGRACECER.

Quem tem chefe é índio

Por Soeli de Oliveira
Na carreira profissional são relevantes os comportamentos, sentimentos e ações que contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais. Numa empresa não adianta o indivíduo ser um “poço de sabedoria” ou o portador de um belo currículo, se não “fazer gol”. Na vida empresarial, o objetivo não é o saber, mas a ação. Usando a sabedoria do homem do campo, podemos dizer que por mais fértil que seja a terra, sem ação, toda a produção apodrecerá na lavoura.

Fazendo por merecer

Por Soeli de Oliveira
As organizações são como impressões digitais, únicas. Cada uma tem sua história, cultura, tradições e métodos de trabalho; estes elementos, em sua totalidade, formam o clima organizacional. O conjunto das tradições (passado), das necessidades (presente) e das aspirações (visão de futuro), dá origem à cultura das organizações.

Um caminho para o sucesso

Por Soeli de Oliveira
O mundo está carente de pessoas cativantes. O sucesso na vida pode ser definido como a capacidade de cativar as pessoas. Principalmente se você ganha a vida vendendo, uma boa estratégia é – primeiro faça amigos, depois venda.

Ponto de venda como ferramenta estratégica de marketing

Por Soeli de Oliveira
O varejo engloba todas as atividades envolvidas na venda de bens ou

Funcionário “banana”, chefe “abacaxi”

Por Soeli de Oliveira
Seja qual for a capacidade de liderança de um empreendedor, sempre dá para melhorar. O começo de um novo ano serve de incentivo para se sair da zona de conforto da mesmice e confrontar-se com as mudanças. É o momento propício para se fixar novas metas e objetivos e até mesmo para estabelecer novos padrões de comportamento.

Dicas para melhorar os relacionamentos em 2012

Por Soeli de Oliveira
De pequenos atos, palavras e ações diárias surgem sentimentos e emoções que formam a base de poderosos vínculos entre os líderes e seus liderados. Por isso, experimente em 2012:

Sucesso

Por Soeli de Oliveira
Ser bem-sucedido é a aspiração de todos os seres humanos. Lutamos por valor e relevância. Queremos que a nossa vida faça alguma diferença. Temos a própria ideia do que significa ser relevante, e nos esforçamos para alcançar nossos objetivos. Também, queremos ter filhos, cônjuges e amigos de sucesso. Porém, o que é sucesso?

A Importância da Embalagem no Natal

Por Soeli de Oliveira
O Natal não deve ser encarado como mais uma promoção, mas como a maior de todas as promoções do ano. É a data mais importante do calendário promocional brasileiro – momento esperado com grande expectativa, mais ou menos como o agricultor espera o momento da colheita.

Embalagens agregam valor aos produtos

Por Soeli de Oliveira
No período de vendas natalinas, em especial às vésperas da grande data comemorativa, as lojas passam por um momento atípico em relação ao fluxo de clientes, pois milhares deixam para comprar presentes na última hora.

A embalagem como ferramenta de marketing

Por Soeli de Oliveira
As empresas cujos produtos utilizam embalagens têm em suas mãos uma poderosa ferramenta de marketing e um importante veículo de comunicação com seus consumidores. Os produtos, preços e as marcas se tornam a cada dia mais parecidos, o que os marqueteiros chamam de comoditização. Neste cenário, a embalagem passou a ter papel de extrema importância para a venda de produtos.

Dicas para ser motivado

Por Soeli de Oliveira
As plantas dependem do clima para sobreviver e crescer. Nós, seres humanos, podemos criar o clima onde vivemos. Temos nas mãos o poder para criar o nosso próprio destino. Para isso, aí vão algumas dicas:

A força da motivação

Por Soeli de Oliveira
Motivação é uma força interior que nos impulsiona com certa intensidade na direção de algum objetivo. Muitos reclamam da falta de motivação, mas poucos compreendem que grande parte deste processo depende exclusivamente deles e não da empresa onde trabalham. A motivação de maior peso vem de dentro do indivíduo e não de fora, como muitos creem. Quando externa, não passa de um estímulo passageiro. Ela é uma necessidade permanente, pessoal e intransferível. Vence como o desodorante - precisa ser renovada a cada dia.

Crescendo através de franquia

Por Soeli de Oliveira
Uma empresa industrial, comercial ou de serviços é conhecida como franqueadora quando é detentora de uma atividade vitoriosa, com marca ou nome comercial consolidado e permite a uma pessoa física ou jurídica – franqueada – por tempo e por área geográfica exclusivos e determinados, o uso de sua marca ou nome comercial para venda ou fabricação.

O mito dos preços no processo de decisão de compras

Por Soeli de Oliveira
São vários os fatores racionais e emocionais que influenciam a negociação entre vendedor e cliente, e sem dúvida o preço é um dos fatores essenciais no processo de venda.

Orientação pelo mercado

Por Soeli de Oliveira
A gestão competitiva visa conquistar os clientes e não apenas transformar mercadorias ou serviços em dinheiro. Vivemos em plena “era do cliente” e de concorrentes por todos os lados. Para serem bem sucedidos, os empreendedores têm de “rebolar” para atender os consumidores.

Questão de atitudes

Por Soeli de Oliveira
Ser empreendedor é estar o tempo todo descobrindo maneiras de se desenvolver, seja criando o que ainda não existe, seja melhorando as condições já existentes. Atitude é comportamento, modo de proceder ou de agir. Para ser bem-sucedido nos negócios, o empreendedor terá de cultivar algumas qualidades e atitudes que são indispensáveis:

Momentos da verdade no atendimento

Por Soeli de Oliveira
A expressão “momentos da verdade” refere-se a cada um dos momentos de contato e relacionamento entre a empresa e seus clientes. São os aspectos que afetam o nível de satisfação, também conhecidos como momentos mágicos ou trágicos. Eles são proporcionados aos que procuram uma empresa, seja para realizar uma compra, apenas para dar uma olhada nas mercadorias expostas à venda ou simplesmente para pedir uma informação.

Precisa-se de clientes

Por Soeli de Oliveira
Todas as empresas estão sempre conquistando alguns clientes e perdendo outros. Sempre haverá clientes que preferem esta ou aquela empresa para suprir suas necessidades. Por mais que uma empresa invista em programas de fidelização, será impossível segurar todos os clientes o tempo todo. O importante é que, além de realizar ações para manter os clientes, precisamos estar sempre atentos para conquistar novos. “Prospecção” é o nome que se dá em vendas à atividade de buscar novos clientes. Prospectar clientes é a iniciativa que o profissional de vendas deve ter para aumentar as vendas e substituir os clientes perdidos com o passar do tempo.

Perfil do profissional de atendimento

Por Soeli de Oliveira
Não é difícil distinguir o bom, do mau atendente. Todos nós conhecemos pessoas que têm prazer em atender bem e que são verdadeiros mestres na arte e técnica de entender e bem atender os clientes. Atendentes que são conscientes do valor do bom atendimento e que se esforçam para atender da melhor maneira possível às necessidades e desejos dos clientes, de forma a superar as suas expectativas.

Campeões não temem mudanças

Por Soeli de Oliveira
Viver na zona de conforto pode ser prazeroso, mas cuidado, também pode ser altamente destrutivo! É capaz de matar a criatividade, destruir o potencial, neutralizar a produtividade e o crescimento pessoal. A mediocridade quase sempre tem atrás de si uma atitude, uma indisposição para mudar.

Plano de negócio

Por Soeli de Oliveira
Um plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e o caminho para alcançá-lo, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir os erros no papel ou na tela do computador ao invés de cometê-los no mercado, onde além dos custos envolvidos, a sobrevivência do negócio poderia ser comprometida.

Passos para ser um empreendedor de sucesso

Por Soeli de Oliveira
Os principais insumos que compõem os negócios bem-sucedidos atualmente são os conhecimentos e as informações. Porém, estes precisam ser organizados de forma prática, para que gerem resultados positivos para o empreendedor e para todos os envolvidos.

O que você está fazendo com o seu tempo

Por Soeli de Oliveira
Tempo é um dos fatores mais fundamentais da vida humana. Com frequência a diferença entre o indivíduo bem-sucedido e o fracassado na vida tem a ver com o uso do tempo. O tempo é tão importante que as pessoas o vendem. É escasso e por isso tem a ver com disciplina e prioridade. Já as prioridades têm a ver com os valores pessoais e são determinadas pelo grau de importância que damos para as coisas.

Estoque é dinheiro

Por Soeli de Oliveira
Estoque é igual a dinheiro tirado do caixa da empresa e convertido em mercadorias no varejo e em matéria-prima e componentes na indústria. Após sucessivos planos econômicos, valorização do real e estabilidade da economia, a existência de estoques se tornou uma grande preocupação para os empresários brasileiros de todos os setores. Num piscar de olhos houve uma mudança de paradigmas, e estoques, que por um longo tempo foram considerados uma boa inversão de recursos financeiros, passaram a representar onerosos custos operacionais.

Gestão de pessoas no varejo

Por Soeli de Oliveira
Não só da variedade, qualidade, marcas dos produtos oferecidos e bons preços sobrevive o varejo, embora todos esses fatores sejam fundamentais. As pessoas envolvidas no negócio interferem positiva ou negativamente nos resultados alcançados; afinal, é através do relacionamento entre as pessoas que as vendas acontecem.

Inovar para Competir

Por Soeli de Oliveira
Novos produtos e serviços são lançados diariamente, e a velocidade desses lançamentos é cada vez maior, permitindo aos consumidores uma ampla possibilidade de escolha. Essa escolha pode ser por preço, qualidade, marca, ou principalmente pela novidade em relação aos produtos existentes no mercado.

Faça uma proposta de vendas irresistível

Por Soeli de Oliveira
A oferta de produtos e serviços com qualidade e preço semelhantes perdeu a vantagem competitiva, pois esses atributos são apenas condições mínimas para a participação no jogo do mercado. Nesse cenário, independente do ramo de atuação, agregar valor à oferta de produtos e serviços é o caminho mais curto para conquistar a fidelidade dos clientes. Isso significa que para que o composto de serviços de uma empresa seja considerado superior, o conjunto de detalhes tem de fazer a diferença. A oferta comercial torna-se irresistível quando os produtos e serviços recebidos superam o valor esperado.

Estratégias Empresariais

Por Soeli de Oliveira
Com dedicação e esforço nas vendas pode-se conquistar um bom padrão de vida, porém, para chegar a ser um milionário nesta profissão é preciso ser mais do que um “batalhador”, e aliar o trabalho a uma estratégia vencedora. Se a fonte das riquezas materiais fosse fruto apenas do trabalho, certamente os agricultores e pedreiros estariam entre os mais bem-aventurados financeiramente. O sucesso nas vendas é simples, mas não é fácil; basta vender mais e melhor do que os concorrentes.

Diagnóstico Empresarial

Por Soeli de Oliveira
O Diagnóstico empresarial é uma importante ferramenta para o aperfeiçoamento contínuo das empresas. Fazer um diagnóstico assemelha-se a verificar em um grande espelho o que está desalinhado. Por meio dele se tem uma idéia clara dos pontos críticos da empresa que requerem atenção e ações corretivas.

Sociedade é casamento sem sexo

Por Soeli de Oliveira
A escolha de sócios ocorre através da identificação de objetivos comuns, aliada a uma relação de confiança nascida muitas vezes na infância, na escola ou no trabalho. Além de possuírem valores semelhantes, o ideal é que os sócios sejam complementares em suas competências e habilidades, de forma que ambos agreguem valor à sociedade.

A Razão de Ser Está no Servir

Por Soeli de Oliveira
Apelar para a crítica não só não resolve, mas muitas vezes até agrava as dificuldades. Criticar os colaboradores, o governo ou quem quer que seja quando algo sai errado quase sempre se revela como uma pura perda de tempo. O grande estadista indiano Mahatma Gandhi disse certa vez que “devemos ser a mudança que queremos ver no mundo.” Ao invés de amaldiçoar as trevas, devemos acender uma luz e refleti-la através de nossas atitudes e ações.

Como não perder dinheiro com a inadimplência

Por Soeli de Oliveira
Nunca se vendeu, em suaves prestações, tantos carros, casas e materiais de construção quanto no ano passado no Brasil. Com certeza, um conjunto de fatores contribuiu para a expansão do crédito, entre eles podemos destacar a estabilidade econômica, o crescimento do número de pessoas empregadas, o aumento real da renda dos brasileiros e as facilidades de crédito. Porém, nem tudo serve de motivo para comemoração. Na euforia de consumir antes de poupar, ressurgiu o temido fantasma da inadimplência no varejo.

Empresa Tem Alma

Por Soeli de Oliveira
O ritmo das mudanças de mercado é implacável com os que ousam parar no tempo, certos de que descobriram a fórmula mágica do sucesso. Empreendedores que acreditam que basta repetir o que funcionou no passado para continuar crescendo, correm sérios riscos de desaparecer na poeira dos mais rápidos. Sucesso no passado e no presente não é nenhuma garantia de sucesso no futuro. Sabedoria mercadológica é olhar todos os dias para o mercado com a curiosidade de um bebê recém - nascido.

O Desafio de Ser Estagiário

Por Soeli de Oliveira
Com muita freqüência os estagiários são vítimas de assédio moral. Como o desejo de serem efetivados no emprego fala mais alto do que o desejo de vingança via indenização judicial, ficam ali sofrendo calados; mais por ignorância do que por necessidade. São constantes os pedidos de ajuda, por isto resolvi universalizar o meu conselho aos adolescentes estagiários que estão pedindo socorro.

Como Escolher a Sua Equipe

Por Soeli de Oliveira
Foco nas competências é o alvo para poder se construir uma cadeia de valores entre a empresa e os seus clientes. As constantes mudanças mercadológicas impõem às empresas a necessidade de utilizarem critérios técnicos de seleção, para poderem atender de forma satisfatória às demandas do mercado. O conhecimento se consolidou como a principal fonte geradora de riquezas e o trabalho em equipe e a administração de forma participativa não só é desejável, mas necessária para o crescimento, e até mesmo para a sobrevivência das organizações.

Como Apressar a Crise

Por Soeli de Oliveira
Por mais difíceis que sejam as contingências de mercado, sempre haverá os que choram e os que vendem lenços. Nos momentos em que a econômica começa a dar sinais de instabilidade, mais do que nunca, precisamos de colaboradores comprometidos, criativos e fora do comum.

O Desenho Organizacional

Por Soeli de Oliveira
Organizar é a ciência de saber administrar os recursos humanos, financeiros, esforços, tempo e trabalho. Organização é o processo por meio do qual se procura estabelecer a estrutura organizacional, a divisão do trabalho, a hierarquia, a coordenação, as responsabilidades, a autoridade e o poder. Uma organização pode ser formal ou informal. Uma organização informal é aquela formada de maneira espontânea, já uma organização formal é um agrupamento social formada com um propósito de alcançar um objetivo específico.

Ferramentas de Gestão Mercadológica

Por Soeli de Oliveira
Grande parte dos novos empreendimentos nasce a partir do conhecimento e da experiência adquirida pelos empreendedores em uma das áreas-chave das organizações onde tiveram a oportunidade de trabalhar como gerentes. Em sua maioria, são profissionais oriundos das áreas de produção ou da área comercial. Isto significa que sabem produzir produtos de boa qualidade ou vendê-los, mas são com frequência carentes de conhecimentos de outras áreas de gestão. Devido ao despreparo, tais atividades configuram-se para eles como verdadeiras “caixas pretas” do negócio. Como agravante, pode-se apontar o princípio de Mark Twain, que alerta que “se tudo que temos nas mãos é um martelo, todos os problemas são pregos”. Por este motivo, resolvi apresentar a caixa de ferramentas e ações básicas de gestão comercial e operacional, necessárias para o bom desempenho da gestão de micro e pequenas empresas, que se postas em prática favorecem muito o crescimento de qualquer negócio, conforme a seguir:

Vendas e Oportunidades

Por Soeli de Oliveira
O sucesso em vendas é facilitado pela prática da qualidade em todos os sentidos, o que inclui o relacionamento interpessoal.

Gestão é correr atrás de metas. O cérebro se desenvolve melhor com base em metas e é mais fácil decidir o que se vai ou não fazer quando se tem objetivos definidos. A meta é tudo em gerenciamento. Aonde não há metas, não há gestão.

Por Soeli de Oliveira
Gestão é correr atrás de metas. O cérebro se desenvolve melhor com base em metas e é mais fácil decidir o que se vai ou não fazer quando se tem objetivos definidos. A meta é tudo em gerenciamento. Aonde não há metas, não há gestão.

Liderança Competente

Por Soeli de Oliveira
Sabemos que os clientes não se satisfazem com nada menos do que a excelência. Estão sempre atrás de empresas e prestadores de serviços competentes, para resolverem os seus problemas e satisfazerem suas necessidades e desejos. Muitas vezes as melhores organizações e profissionais perdem vendas por desconhecerem a importância da disponibilidade e conveniência. Sabem produzir bons produtos, são excelentes técnicos, mas péssimos vendedores. Alguns possuem uma organização enxuta e deixam de estruturar uma área comercial e de atendimento na ânsia de economizar. Não sabem a diferença entre custos e investimentos. Outros desconhecem completamente as técnicas de recrutamento, seleção, integração, treinamento, avaliação de desempenho, motivação e de chefia e liderança. Temendo se incomodar com funcionários, preferem fazer do que delegar.

Cuide das Pessoas e Elas Cuidarão do Seu Negócio

Por Soeli de Oliveira
As pessoas constituem a alma de uma organização. O momento da escolha de colaboradores é fundamental para o sucesso da empresa, pois as pessoas são as peças mais importantes de todo o sistema, portanto, a escolha não pode ser leviana, superficial ou apressada. Uma boa dica é sempre analisar no mínimo três candidatos, pois isso aumenta a capacidade de acerto na escolha.

Aprenda a Liderar

Por Soeli de Oliveira
Todo o começo é difícil, sendo que alguns chegam até ao ponto de desistirem. O mesmo sucede com algumas pessoas, principalmente quando jovens, ao serem içadas para um cargo de chefia.

Cuide das Pessoas e Elas Cuidarão do Seu Negócio

Por Soeli de Oliveira
As pessoas constituem a alma de uma organização. O momento da escolha de colaboradores é fundamental para o sucesso da empresa, pois as pessoas são as peças mais importantes de todo o sistema, portanto, a escolha não pode ser leviana, superficial ou apressada. Uma boa dica é sempre analisar no mínimo três candidatos, pois isso aumenta a capacidade de acerto na escolha.

Ingredientes Básicos da Liderança

Por Soeli de Oliveira
Líderes são pessoas comuns com grande sede de realização, que desenvolvem características incomuns. Têm a capacidade de respeitar os seus liderados, entendê-los não apenas no âmbito profissional, mas também nos aspectos psicológicos e emocionais.

Venda o Preço e Não Pelo Preço

Por Soeli de Oliveira
Vender é fácil, difícil é vender com lucro, o que é o objetivo de qualquer empresa. A guerra de preços aparentemente é a forma mais fácil de competir por clientes. Por outro lado, se a sua empresa conquistou um cliente baixando preços, nada impede que outro concorrente o atraia baixando os preços ainda mais. O preço é facilmente copiável, por isso, não é um grande fator de lealdade.

Como Ser Mais Produtivo em 2011

Por Soeli de Oliveira
Gestão é correr atrás de metas. O cérebro se desenvolve melhor com base em metas e é mais fácil decidir o que se vai ou não fazer quando se tem objetivos definidos. A meta é tudo em gerenciamento. Aonde não há metas, não há gestão.

Você Conhece o que Vende?

Por Soeli de Oliveira
Podemos vender os mesmos produtos que nossos concorrentes vendem. Podemos inclusive praticar os mesmos preços, mas nossos produtos serão sempre diferentes conforme a oferta de valores agregados ao que oferecemos. Mas afinal, o que é valor agregado? Valor agregado é tudo aquilo que o cliente recebe junto com o produto básico.

Prospecção – A Busca de Clientes

Por Soeli de Oliveira
Prospecção é o nome que se dá em vendas ao ato de buscar clientes. Um vendedor só está profissionalmente completo quando é capaz de buscar clientes e não apenas esperar que eles apareçam. Todas as empresas estão sempre perdendo alguns clientes e ganhando outros. A prospecção de clientes é um hábito que deve ser cultivado. No começo pode ser um pouco mais difícil, mas aos poucos irá sendo incorporado ao cotidiano. Um vendedor balconista quando está fora da empresa pode fazer buscas na rua e um vendedor externo, se estiver dentro da empresa, pode usar os recursos da busca interna. Mas, por onde posso começar a buscar clientes? Apresento a seguir algumas sugestões de fontes:

Dicas para Prospectar Clientes Lucrativos

Por Soeli de Oliveira
No Cenário competitivo atual, são os clientes que escolhem as empresas ou as empresas que escolhem os clientes?

Prospectando Clientes Via Internet

Por Soeli de Oliveira
A prospecção de clientes é uma atividade que dá bons resultados, desde que feita com método e continuidade. Mais que buscar quantidade, a prospecção deve ser realizada com qualidade. Para um produtor rural que cultive apenas uma cultura, se tudo der certo e o tempo ajudar, este fará uma colheita apenas uma ou duas vezes no decorrer do ano. No entanto, se o mesmo produtor tiver plantado várias culturas, em cada época do ano ele estará colhendo preciosos frutos de seu trabalho. Em vendas ocorre algo semelhante, se fizermos o “plantio” de prospecções regulares, sempre haverá vendas em fase de “plantio”, “rega”, “crescimento” e “colheita”.

Prospecção de Clientes na Prática

Por Soeli de Oliveira
Muitos vendedores começam fazendo prospecção já pensando em vender. Pensar em vender, antes da hora de vender, estraga o momento da prospecção. A venda é um processo e, como tal, tem fases. Pular alguma das etapas compromete o processo e o resultado final. Nesta fase da venda, o objetivo é dar-se a conhecer e conhecer o cliente. Se isso for feito com naturalidade e sem pressa, as fases seguintes serão conseqüência. Porém, se você sempre pensar na venda antes do momento certo, desperdiçará a oportunidade.

A Profissão de Vendas

Por Soeli de Oliveira
Todas as coisas que estão no lugar onde você se encontra neste momento foram vendidas por alguém. Tudo o que você está vestindo e usando foi vendido por alguma pessoa. Mesmo que a camisa que você está usando foi feita em casa, o tecido e a linha para fazê-la foram vendidos por alguém. Nas empresas nada acontece sem as vendas. Nelas o motor é o departamento de vendas, os outros departamentos são vagões. Nas nações, à medida que os governantes buscam o desenvolvimento e o bem estar dos seus povos, cresce a importância do papel dos vendedores que fazem movimentar a economia.

Checklist das Tarefas do Vendedor

Por Soeli de Oliveira
A execução das tarefas do dia a dia do profissional de vendas podem e devem ser aprimoradas, desde que o mesmo saiba quais são elas e como efetivá-las. Segue abaixo as atividades típicas das funções de um vendedor:

Saiba Interpretar os Sinais do Mercado

Por Soeli de Oliveira
Assim como uma pessoa que viaja necessita de um mapa, para ter sucesso os empreendedores precisam planejar, a fim de obter resultados nas vendas. Quem não planeja está indiretamente planejando para fracassar.

Planejar Deve ser Rotina no Varejo

Por Soeli de Oliveira
Pensar no futuro do seu negócio permite tomar decisões acertadas que o coloquem à frente da concorrência. Um objetivo escrito tem até 60% mais probabilidade de ser alcançado. Planejar faz com que se trabalhe com inteligência, não somente com dedicação. Neste processo, a análise do ambiente permite o exercício do pensamento crítico e reflexivo, estimulando os gestores a agirem de forma pró-ativa, tomando decisões que proporcionem um salto de qualidade e diferenciação.

Ter Sócio é Bom?

Por Soeli de Oliveira
Abrir uma empresa em sociedade é uma das alternativas para quem não dispõe de recursos financeiros suficientes ou de conhecimentos necessários. Alguns ditados populares apresentam inúmeras vantagens a favor da constituição de empresas em sociedade, tais como: “A união faz a força”; “Duas cabeças pensam melhor do que uma”; “Um mais um é sempre mais do que dois”; “Talentos se completam”. Porém, para ser bem-sucedido ao abrir uma empresa em parceria é preciso não ter a ilusão de que vai “mandar no seu próprio nariz” e levar em conta que:

Conhecimento, Habilidade ou Atitude?

Por Soeli de Oliveira
Com o acirramento da concorrência entre as empresas é necessário um diferencial competitivo que as destaque das demais. Qualidade e preço adquiriram o status de atributos esperados e vêm perdendo importância para outros fatores na hora da compra. O destaque agora é para o atendimento, através da eficiente e personalizada atenção aos clientes.

Agregando Valor aos Serviços Profissionais

Por Soeli de Oliveira
O sucesso tem seu preço. Por certo você já ouviu falar que sucesso só vem antes do trabalho no dicionário, pois na ordem alfabética o “s” vem antes do “p”. Para um profissional liberal ser bem sucedido, precisa entregar aos seus clientes produtos e serviços de valores superiores aos prestados pelos concorrentes.

Diferenciar ou Morrer

Por Soeli de Oliveira
Os produtos estão cada vez mais semelhantes, a ausência de concorrentes se dá em raras exceções e fazer igual ou estar na média é ser invisível. A diferenciação pela qualidade ou preços, que deram certo no passado, hoje são pré-requisitos para se permanecer no mercado.

Planejamento para Profissionais Liberais

Por Soeli de Oliveira
Profissionais liberais são pessoas que trabalham por conta própria, sendo patrões de si mesmo. Para os prestadores de serviços, assim como para as empresas comerciais e industriais, o planejamento é reconhecido como um fator-chave para o sucesso.

Administração Eficaz de Conflitos

Por Soeli de Oliveira
Seja na dinâmica pessoal ou organizacional, os conflitos são inevitáveis e não necessariamente negativos. A maneira como lidamos com eles é que pode gerar um desfecho negativo ou positivo. O conflito numa organização pode ser considerado necessário se não quisermos entrar num processo de estagnação.

Importância do Atendimento para o Sucesso nos Negócios

Por Soeli de Oliveira
Boa parte da mortalidade das pequenas e médias empresas deve-se, principalmente ao gerenciamento. O mau atendimento no varejo com freqüência pode ser atribuído aos proprietários e gerentes, porque eles são os responsáveis pela contratação ou manutenção dos colaboradores com o perfil inadequado para a função.

Hoje, Melhor do Que Ontem

Por Soeli de Oliveira
Para permanecer no mercado é preciso estar atento às oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las. Mas, como identificá-las?

Ser ou Não Ser Empresário

Por Soeli de Oliveira
A abertura de novos negócios é fundamental para o desenvolvimento do nosso país. No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso empresarial. O candidato a empresário precisa conhecer os aspectos que envolvem a abertura de um negócio, o tamanho e as características do mercado no qual pretende atuar, a legislação vigente, os padrões de qualidade e, não menos importante, como obter o capital necessário para implantação e operação do negócio. Esses fatores, aliados à afinidade com a atividade a ser desenvolvida e à competência gerencial, são fundamentais para o sucesso.

Tendências no Varejo

Por Soeli de Oliveira
A tecnologia vem mudando e vai mudar ainda mais o comportamento do varejo.

Aumente Suas Vendas com Criatividade

Por Soeli de Oliveira
O que é criatividade?

Como Superar as Objeções em Vendas

Por Soeli de Oliveira
Por que os vendedores se assustam com as objeções?

Onde Encontrar e Como Escolher uma Franquia

Por Soeli de Oliveira
O Sistema de Franquia é uma forma moderna de distribuição de produtos e serviços, cuja evolução aconteceu de forma gradual. Desenvolveu-se a partir de soluções encontradas por empresários, em resposta aos problemas enfrentados para expansão dos negócios.

Você Sabe Vender?

Por Soeli de Oliveira
O baixo volume de vendas é a razão do fracasso de muitas empresas.

Como Fidelizar Clientes?

Por Soeli de Oliveira
Por Soeli de Oliveira

O Comprometimento nas Organizações

Por Soeli de Oliveira
O comprometimento apresenta-se, hoje, como uma vantagem competitiva, visto que na busca por qualidade e eficiência as organizações necessitam a cada dia empenho das pessoas no trabalho.

Os Segredos da Liderança Eficaz

Por Soeli de Oliveira
Ninguém duvida da importância do papel do líder para o sucesso das organizações. O sucesso do líder depende do desenvolvimento equilibrado de competências técnicas, humanas e conceituais. Também ele deve ser ético acima de tudo, entusiasta, comprometido, humano, motivador, ter vontade de aprender, prazer em ensinar e visão estratégica.

Como Vender Mais no Dia dos Pais?

Por Soeli de Oliveira
Cabe ao lojista perceber as oportunidades. O aproveitamento de datas especiais é uma ótima estratégia para alavancar mais e melhores vendas.

Seus Colaboradores Sabem o Que Você Espera Deles?

Por Soeli de Oliveira
Existe uma necessidade de permanente crescimento. Não importa se você gerencia uma pequena, grande ou várias empresas, para crescer precisa desenvolver cada um dos indivíduos que trabalham com você.

Administre Seu Tempo, Cuide dos Detalhes e Faça Sucesso!

Por Soeli de Oliveira
O que fazer quando a situação econômica é adversa e as vendas não decolam?

Programado para vencer

Por Soeli de Oliveira
Nosso cérebro é um fantástico mecanismo perseguidor de objetivos que mobiliza um grande poder de realização a partir de nossas paixões, sonhos, valores e crenças.

Negociando para ganhar

Por Soeli de Oliveira
A negociação é uma das coisas mais comuns às quais estamos expostos no dia-a-dia. Porém, no mercado competitivo em que vivemos, o “poder” de barganha mudou da mão da empresa para a mão do cliente. Isso significa que para crescer ou até mesmo para sobreviver, cada vez mais é necessário habilidade, astúcia, conhecimento e flexibilidade. Como representante ou vendedor você está tratando com compradores muito bem preparados, profissionais escolados na arte de barganhar.

Nascemos para sermos felizes

Por Soeli de Oliveira
Mais do que profissionais talentosos, as organizações precisam de pessoas felizes e de bem com a vida. Há dois tipos de felicidade – a condicionada e a livre. A felicidade condicionada é insaciável, porque depende de fatores externos. Nós condicionamos que determinadas coisas são felicidade e outras infelicidade. Já a felicidade livre ou plena é a felicidade original de um bebê. É o software que vem embutido em nosso hardware. Está no coração. Está disponível e sempre esteve ali, é só acioná-la. Não se precisa correr atrás dela.

Ampliando a visão de mundo

Por Soeli de Oliveira
Tudo o que as pessoas fazem ou fizeram até hoje é pela busca de felicidade. Quando entendemos isso tendemos a não julgar mais ninguém. Ninguém faz o seu pior. As pessoas anseiam acima de tudo ser amadas e compreendidas, e amar as pessoas implica na aceitação incondicional.

O marketing da moda

Por Soeli de Oliveira
Marketing é definido como um processo ou conjunto de ações que identifica necessidades e as transforma em produtos ou serviços. Descobre onde estão os clientes, analisa a melhor maneira de alcançá-los e satisfaz suas expectativas de forma lucrativa para a empresa. Pelo exposto, percebemos que marketing abrange um conjunto amplo de ações que não se resume somente à propaganda, como acreditam a maioria das pessoas.
Autor:

Soeli de Oliveira

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo – RS.

Colunistas

Caio César Ferrari Santângelo
Carlos Augusto Silveira
Cláudio Gustavo Daudt
Eclésio Silva
Fernando Padilha
Gregory Petter dos Santos
Joana Stelzer
Manoel Antonio dos Santos
Osvaldo Agripino de Castro Jr.
Carlos Fernando Priess
Rafael Melo
Roberto Roche
Roberto Veiga
Romeu Zarske de Mello
Odilon Fehlauer
Outros
Alexandre Gonçalves da Rocha
Celso Amorin
Bruno Tussi
Milton Lourenço
Dalva Santana
Antonio Corrêa de Lacerda
Kennedy Alencar
Roberto Rodrigues
Marcos Cintra
José Manuel Meireles
Sandro Tavares
Renan Schaefer Andrade
Ira Sobreira
José Zeferino Pedrozo
Bruno Queija
Pedra Santana Alves
Emerson Luiz Andrade
Rodrigo da Rocha Loures
Luiz Carlos Mendonça de Barros
Rogério Mori
Sebas van den Ende
Lilian Taborda
Simone Costa
Dalmir Sant’Anna
Edneia Pinto Moura
Ricardo Irineu da Silva
Paulo Araújo
Prof. Menegatti
Luiz Carlos da Silva Flores
Paulo Felicioni
Carlos Olla
Fabrício Fassina
Mauro Kahn & Pedro Nóbrega
Simone Ferreira
Rafael Silvério
Luiz Carlos Furtado Neves
Maysa Cristina Fischer
Moysés Borges Furtado Neto
Márcio de Freitas
Robson Zanetti
Marcelo Salmaso
Wagner Campos
Soeli de Oliveira
Marcos Antonio Ribeiro Andrade
Rafaela Moreira
Miguel Nozar
Edson De Paula
Rudson Borges
Tom Coelho
Sonia Jordão
Marizete Furbino
Marcelo Braga
Saul Brandalise Júnior
Helio Rebello
Mauro Lourenço Dias
Moris Kohl
Marcus Eduardo de Oliveira
Luiz Henrique da Silveira
Luiz Carlos Pauli
Marcos Luthero
Marcos Luthero
Manteli Wilen
Derly Massaud de Anunciação
Janaina Paes de Farias
Denilson Roberto Kasteller
Mariana Brizotto
Mário Lanznaster
Marcelo Murin
Orlando Oda
Vagner Miranda
Dane Avanzi
Marcos Morita
Daniel Gobbi Costa
Cassio Vieceli
Leonardo Flock
Renan Rossi Diez
Marcos Antonio Zordan
© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt