Invista em Cadeias de Abastecimento Sustentáveis
Por Outros
Até recentemente, as cadeias de abastecimento eram projetadas para entregar produtos no prazo e com o menor custo possível. Este ainda é o foco para muitas empresas, mas as preocupações dos clientes aumentaram quanto ao consumo de energia e preservação do meio ambiente, incluindo o aquecimento global. Portanto, as ações relacionadas à sustentabilidade vieram para ficar. As organizações com este foco estão redesenhando suas cadeias de abastecimento para responderem à crescente demanda por preços competitivos e soluções ambientalmente responsáveis.
Crescer com segurança
Por Outros
Se os números do governo estiverem corretos, o Brasil registrou em 2010 um crescimento econômico da ordem de 8%, inferior apenas ao da China. Aparentemente, esse é um fato a ser comemorado. Mas, analisando tudo friamente, a comemoração deve ser feita com reservas. Afinal, para crescer a 8% ao ano, o País deveria ter se preparado mais porque qualquer analista mais isento sabe que, a continuar nesse ritmo, não é só o fantasma da inflação que pode ressurgir, mas a questão do apagão logístico.
Validade, no Brasil, de documentos procedentes do exterior
Por Outros
Um documento produzido no exterior, para ter validade no Brasil contra terceiros e perante as repartições da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios, dos Municípios, bem como em qualquer instância, juízo ou tribunal, precisa estar de acordo com uma série de exigências legais.
Água de lastro – ameaça ao meio ambiente marinho de dimensões incertas
Por Outros
A problemática da água de lastro ganhou destaque no Brasil após se descobrir a conexão existente entre esta água utilizada para garantir a estabilidade de navios e plataformas e a introdução de uma espécie exótica de crustáceo no ecossistema marinho brasileiro, denominada mexilhão dourado.
Novo desafio, por Ademir Schlosser Júnior
Por Outros
A tendência para a crescente globalização da concorrência e dos mercados, o número cada vez mais vasto de setores e de atividades e a explosão do comércio internacional fazem com que a internacionalização seja parte integrante das preocupações estratégicas das empresas.
CRISE MUNDIAL
Por Outros
Os primeiros reflexos da crise mundial estão surgindo no Brasil. Além do fechamento de postos de trabalho; demissões em grande número, temos o primeiro déficit em oito anos no Comércio Exterior. O saldo negativo verificado na balança de pagamentos no mês de janeiro foi de US$ 518 milhões e somente não foi maior porque o Sistema Integrado de Comércio Exterior – Siscomex, na última semana do mês, esteve com problemas pela exigência de licenças prévias de importação por medida do MDIC, maneira de controlar as importações.
Mudanças
Por Outros
Não é de hoje, que fatores externos influenciam diretamente o desenvolvimento das empresas. Questões internas conseguimos corrigir e aperfeiçoar com capacitação e conhecimento, mas influências externas como a instabilidade do câmbio, tributos e leis trabalhistas, superam a nossa capacidade de resolução e passam a ser problemas comuns de todo o meio empresarial, e também dos cidadãos. Temos que lutar diariamente pela competitividade das nossas empresas. E é através da união da classe empresarial que vamos conseguir que nossas empresas tenham espaço e sucesso, pois com a globalização ficou muito mais difícil se estabelecer.
Generosidade versus liberdade
Por Outros
A preocupação de curto prazo é a inflação, sem dúvida. Mas o risco maior para o crescimento no médio e no longo prazos se situa numa outra esfera. Melhor explicar com frases que ilustram o ponto. O ministro das Minas e Energia afirmou que 'não se cogita absolutamente de mudar os contratos existentes. Estamos sendo absolutamente generosos' e, 'na medida em que as empresas apenas estejam auferindo lucros em demasia, deveremos rever essa situação, em benefício de todos' (Valor Econômico, 27/6). Comentava sobre os 'contratos' de exploração de petróleo e o desejo do governo de criar mais uma estatal para a nossa vasta coleção. Os 'lucros em demasia' a serem revertidos são no setor de mineração. O ministro reflete um conflito que transcende a sua área de atuação: os contratos assinados viraram um incômodo e o respeito a eles passou a ser visto como uma generosidade dos atuais dirigentes. A construção institucional feita no passado - respeito a contratos, regulação via agências do Estado e menos intervencionismo - mede forças contra o desejo atual de controlar, dirigir, estatizar.
Porque as parcerias público-privadas não decolam no Brasil - Por Veimar Cezar de Souza Nobre
Por Outros
As Parcerias Público-Privadas, também conhecidas como PPPs, são utilizadas com sucesso no financiamento da infra-estrutura de alguns países desenvolvidos. No Brasil, onde as demandas são inúmeras e o orçamento público não consegue atender as necessidades do meio produtivo e da população, este arranjo poderia ser bastante útil para melhorar a nossa infra-estrutura propiciando melhores condições para o crescimento econômico do País.
O custo trabalhista no Brasil
Por Outros
Recentemente a Volkswagen anunciou que precisa cortar em 15% seus custos com mão-de-obra para viabilizar novos investimentos. A montadora afirma que terá que demitir 3,6 mil funcionários até 2008. O caso é uma amostra do que ocorre com toda a economia brasileira. Os custos salariais estão tirando competitividade da produção nacional.
Planejar a exportação é preciso
Por Outros
O artigo 'Planejamento de Exportação', de consultora do Sebrae paulista, destaca pontos importantes a serem observados por pequenas empresas que desejam ter sucesso nessa área
Faesc: 60 anos em defesa do campo
Por Outros
Depois de sucessivas guerras e do flagelo da fome que vergastou a população dos países conflagrados, as nações mais desenvolvidas do mundo decidiram que nunca mais iriam padecer da insuficiência de alimentos. Esses países compreenderam que a agricultura é um setor essencial para a soberania nacional, porém sensível e vulnerável em face da dependência de variáveis imprevisíveis, como clima, sanidade e mercado. Para isso, criaram instrumentos, mecanismos e políticas de apoio concreto e permanente à agricultura. Dessa vontade nacional surgiu, especialmente na Europa, uma agricultura tecnologicamente avançada e produtiva, embora altamente subsidiada.
FUI DEMITIDO! E AGORA?
Por Outros
Ao final do expediente você recebe uma notícia avassaladora: está demitido! Neste momento, você olha em direção de seus pés e sente estar caindo em um buraco escuro e sem fim, não achando nada para segurar e evitar a queda. Sente uma terrível sensação de abandono e impotência. O abandono é pela sua auto-estima a qual parece ter desaparecido e faz com que você fique formulando centenas de perguntas, todas começando com o famoso POR QUÊ????
A liberdade de conduzir nosso próprio negócio
Por Outros
Um dos desafios de ser empresário no Brasil é submeter-se a uma legislação que sempre pende contra quem quer trabalhar e produzir riquezas. Nesta semana, por exemplo, teremos o feriado de 1º de maio. Será sábado, dia em que a grande maioria dos consumidores desse País costuma se programar para fazer suas compras em família.
Subutilização do drawback
Por Outros
Muitas empresas brasileiras que atuam frequentemente no comércio exterior (importação/exportação) desconhecem o regime de drawback ou tem receio de sua utilização, por problemas passados ou até mesmo por achar que não é aplicável à sua empresa.